Traduzido em Inglês, Francês e Arabe

Sobre a Iniciativa dos Ativistas da Carta Africana da Juventude

A Iniciativa dos Ativistas da Carta Africana da Juventude representa a primeira iniciativa da União Africana (UA) com a plena inclusão da representação da juventude dos 55 Estados Membros. A iniciativa foi lançada num momento crítico para a juventude no continente africano, uma vez que julho de 2021 marca o 15º aniversário da adoção da Carta Africana da Juventude (AYC) - um quadro baseado nos direitos que orienta o envolvimento e a capacitação da juventude na África, consagra os seus direitos, deveres e liberdades. Liderado pelo Gabinete da União Africana do Enviado da Juventude (OYE) e em colaboração com o Instituto das Nações Unidas para a Formação e Investigação (UNITAR), este projeto pioneiro é especificamente concebido para mobilizar a juventude africana a liderar a defesa continental, regional e nacional da ratificação e implementação da Carta, bem como o estabelecimento de mecanismos eficazes de monitorização e informação.

De fato, estima-se atualmente que 75% da população africana é constituída por jovens e crianças, pelo que a implementação da Carta é especialmente relevante uma vez que aborda, entre outras coisas: educação e desenvolvimento de competências; emprego, desemprego e proteção social dos jovens; saúde dos jovens, incluindo saúde sexual e reprodutiva; igualdade de gênero; e direitos dos jovens, participação política e cidadania. Além disso, a COVID-19 exasperou os desafios ligados à promoção de agendas centradas na promoção da igualdade para a voz e a agência dos jovens. Assim, reconhecer e apoiar as contribuições positivas da juventude em todos os aspectos da sociedade será importante para o avanço dos esforços de recuperação e para uma melhor reconstrução. 

Para alcançar este objetivo ambicioso, a Iniciativa Ativistas da Carta Africana da Juventude envolve 110 jovens ativistas dinâmicos e defensores com fortes redes e influência nos seus países, que foram selecionados entre milhares de candidatos. Foram escolhidos dois representantes por país - um homem e uma mulher jovem de cada um dos 55 Estados Membros africanos para defender a ratificação, implementação e reforço da Carta Africana da Juventude e da agenda da juventude em seus países e contribuir directamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como agendas interrelacionadas, incluindo a agenda da Juventude, Paz e Segurança e a Estratégia da Juventude 2030 do Secretário-Geral da ONU. A Iniciativa Ativistas da Carta Africana da Juventude foi projetada para criar uma forte rede de líderes jovens de base que possam envolver de forma mais eficiente os vários departamentos da UA, assim como as partes interessadas regionais e nacionais nas questões que os jovens enfrentam nas suas comunidades e nações, bem como a criação de uma plataforma para a responsabilização dos Estados Membros liderados por jovens e a partilha das lições aprendidas/ melhores práticas.

Como primeiro passo no seu compromisso de apoiar o OYE com a operacionalização da Iniciativa Ativistas da Carta Africana da Juventude através de medidas específicas de desenvolvimento de capacidades, a UNITAR desenvolveu um curso online: Explore o Seu Potencial de Mudança para os 110 Ativistas da Carta Africana da Juventude. O curso foi criado especificamente para apoiar os Ativistas da AYC a terem uma visão mais clara e de um plano de ação que oriente os seus percursos transformacionais no sentido de uma maior implementação da Carta Africana da Juventude. Além disso, a UNITAR e o OYE apoiaram os Ativistas no desenvolvimento de Planos de Ação para as equipes de cada país no verão de 2021, a fim de estabelecerem metas e orientarem as suas ações para os próximos dois anos.

Construir sinergias para a capacitação da juventude através da Parceria OYE - UNITAR

O Gabinete da União Africana do Enviado da Juventude (OYE) e o Instituto das Nações Unidas para a Formação e Investigação (UNITAR) estabeleceram uma parceria estratégica para a implementação da Iniciativa Ativistas da Carta Africana da Juventude, com o objetivo de capitalizar as fortes vantagens comparativas de ambas as organizações para equipar os jovens transformadores e os membros dos governos com conhecimento, aptidões e capacidades para trabalharem no sentido da implementação da Carta Africana da Juventude. A iniciativa, por conseguinte, baseia-se na vasta experiência do OYE e da UNITAR de trabalhar com jovens e redes correspondentes de jovens em espaços digitais e físicos. 

O forte empenho do Presidente da Comissão da União Africana, S.E. Moussa Faki e da Enviada da Juventude da UA, Sra. Chebbi, abriu caminho para a iniciativa política em todo o continente africano. De fato, S.E. Moussa Faki, durante o seu relatório de fim de mandato, apelou aos Estados Membros da UA para que se comprometessem novamente com a implementação plena e acelerada da Carta da Juventude através da Iniciativa Africana dos Ativistas da Carta da Juventude. Quanto à Sra. Chebbi, o seu empenho em fazer desta iniciativa um projeto que vá além do seu mandato é ainda mais intensificado. Assim, lança-se uma base forte para uma colaboração estreita entre os Gabinetes passados, atuais e futuros do Enviado da Juventude que trabalhará em conjunto para o planejamento e coordenação da iniciativa, para assegurar a gestão adequada das redes de jovens e de jovens parceiros e a elaboração da Carta Africana da Juventude.

A UNITAR, sendo um dos braços da formação dedicados do sistema das Nações Unidas, e sendo a capacitação dos jovens uma prioridade chave para a organização, comprometeu-se a apoiar a implementação efetiva da Iniciativa Atividades da Carta Africana da Juventude. Entre outros, a Unitar é responsável pelo desenvolvimento dos conteúdos e formatos centrais de formação do projecto que permitirá aos 110 Ativistas da Carta da Juventude selecionados serem equipados com conhecimento e competências necessários para o cumprimento do seu mandato a nível nacional, local e regional. A UNITAR irá ainda apoiar o planejamento estratégico das medidas do projeto e apoiar a implementação da iniciativa com enfoque na sustentabilidade a longo prazo. Ao unir forças, OYE e UNITAR irão assegurar que as medidas do projeto abordem os principais desafios que impedem a plena realização e implementação da Carta Africana da Juventude.

Como você pode apoiar este projeto?

Apoiar este projeto representa uma grande oportunidade para contribuir diretamente para um programa excepcional e continental, ao mesmo tempo que permite melhorar as oportunidades dos jovens a nível nacional e regional, reconhecendo que a situação dos jovens varia muito de país a país.

Para levar esta iniciativa emblemática para a próxima fase, nos dirigimos a você, buscando apoio para dar vida a este projeto. Procuramos construir parcerias fortes com governos, instituições multilaterais, redes e indivíduos que partilham a visão do projeto de elevar uma nova geração de jovens líderes africanos com o compromisso de impulsionar a implementação de políticas que tenham um impacto positivo na vida das populações jovens da África.   

Para saber mais ou se tornar um parceiro do projeto, por favor, entre em contato via YouthandWomenEmpowerment@unitar.org

Share with